Bonecas de Ataúro

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A caminho de Coimbra...


Acabam de seguir para Coimbra estas Bonecas!
Vão estar à venda no Salão Brazil e também de 3 a 6 de Março nas Comemorações da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 08:45 0 comments

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ataúro, Parte I, Manuel Pacheco

«Passemos então a outras histórias... viagens, fotos e a descrição de como funciona um projecto de micro-crédito no gabinete onde trabalho.» Manuel Pacheco

O primeiro texto de uma série sobre Ataúro, nas palavras do Manuel Pacheco, um Leigo para o Desenvolvimento em Timor de 2006 a 2008.


Ataúro


Vista de Dili para a ilha de Atauro de manhã cedinho ainda com a bruma sobre o mar …

Ataúro, para quem não sabe, é uma pequena ilha a norte de Díli. É muito mais pequena que Timor, cerca de vinte e poucos quilómetros de norte a sul e uma largura menor. Conta com perto de 9000 mil almas sendo que, ao contrário de Timor, as almas Católicas não se encontram em maioria mas sim os cristãos protestantes, situação idêntica às restantes ilhas da zona da Indonésia. E é diferente em outros aspectos de Timor … como no aspecto geológico … Timor tem esta característica especial para a zona de não ser de origem vulcânica. Ataúro é, de forma notória até para alguém que pesque muito pouco de geologia. Basta ver as rochas pretas existentes em grande quantidade e os pedregulhos com rochas de diferentes tipos encrostadas. Isso dá logo um aspecto diferente ao local e, as montanhas da ilha têm mesmo a forma de antigos vulcões … apesar de talvez não o serem … se bem que, segundo os mitos locais, no topo do Manucoco, o monte mais elevado com quase 1000 metros, se conseguem ouvir os barulhos das ondas em alguns locais ou seja, por outras palavras, que o monte está furado ... e isso levaria a crer que será um velho vulcão.

Geologismos à parte esta ilha é um prazer conhecer. Para quem está farto da “cosmopolita” urbe de Díli, com a sua “confusão”, trânsito louco e … monotonia, este é o escape ideal para uns dias de descanso … mesmo em trabalho. De facto há já aqui dois mini resorts de Eco-Turismo (quando digo mini é mesmo mini … 5 ou 6 cabanas em cada). As praias com os seus recifes, o barulho das ondas, a montanha sempre por perto, a simpatia das pessoas, as noites com um clima ameno e calma, enfim, tudo isto dá à transmite efeito bastante xanax … no melhor dos sentidos. E rapidamente faz perder a conta ao tempo por cá.

Apesar das graças naturais esta é uma ilha que sofre de muitos problemas. É uma região periférica de um país já de si periférico e pobre. Como ilha que é um dos seus problemas principais é a deficiência das comunicações. Transporte certo para a ilha existe um só ao sábado com regresso no próprio dia. No resto da semana existem alguns barcos que fazem a ligação, de comerciantes e de pescadores, mas sem horários e muito pequenos. Sendo assim o acesso a tudo e mais alguma coisa transforma-se num factor de grande limitação para a ilha. Também a inexistência de vias de comunicação entre as muitas aldeias da ilha causam problemas entre as pessoas do foho (montanha) e do tasse ibun (beira do mar): para ir de Vila (sede administrativa da ilha) a Macadade (Sucu de montanha de Ataúro) estamos a falar de cinco horas a pé a subir uma montanha. E sim, só se pode ir a pé... ou de helicóptero.

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 00:59 0 comments

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As Bonecas já estão à venda em Lisboa

A loja do Museu do Oriente em Lisboa, adquiriu algumas peças do grupo Bonecas de Ataúro, e vai ter mais em breve...

Estreia-se e estreita-se assim este laço entre Portugal e Timor!

Contactos:
MISORIENTE
LDA

Av. Brasilia
Doca de Alcântara Norte
1350-362 Lisboa - Portugal

Tel: +351 213940531
Tlm: +351 911059696
mail: misoriente@gmail.com

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 09:16 1 comments

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Apresentando as Bonecas de Ataúro em vídeo

Actualização: O vídeo abaixo está temporariamente indisponível, mas espero que o problema seja resolvido brevemente! Entretanto poderão clicar neste link para ver a reportagem feita pela RTP Portugal em Directo no evento da semana passada em Coimbra! (A entrevista começa sensivelmente no momento 05:50.)



A TV Coimbra publicou este vídeo, da autoria da Margarida, do blog Uma Lulik, com a apresentação que foi feita em Coimbra, no Salão Brazil, no passado dia 11 de Fevereiro de 2009.

Exactamente um ano após o atentado contra Ramos Horta, foi agora mostrada ao mundo uma nova cara para Timor-Leste - afinal existe mais para além das crises e "desgraças" em Timor!

Agradecemos ao Salão Brazil a agradável tarde de convívio que proporcionou ao ceder aquele belo espaço da baixa de Coimbra para o evento. Compareceram muitos jornalistas (em breve colocarei online o apanhado), amigos de Timor e também muitos estudantes timorenses, alguns em Portugal há mais de 7 anos, que estavam muito curiosos para saber mais sobre as Bonecas. Tiveram assim oportunidade de ver fotografias de Timor ouvir música timorense e, sobretudo, de receber, como uma lufada de ar fresco, notícias positivas sobre um projecto que tem impacto construtivo para aquela comunidade.

E não foram só os que assistiram à apresentação que de certa foram "apoiaram" a causa: logo após a transmissão de uma entrevista às Bonecas de Ataúro em Portugal, no programa da RTP Portugal em Directo, várias pessoas apareceram no Salão Brazil, comovidas com, e curiosas sobre, o projecto... (brevemente online)

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 17:37 3 comments

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Imprensa Fala nas Bonecas...

Na RTP Timor-Leste: Bonecas de Ataúro chegam a Lisboa

Lisboa, 11 Fev (Lusa) - A embaixada do Timor-Leste promove esta quinta-feira, às 16:30, em Lisboa, a apresentação das Bonecas de Ataúro, tidas como exemplo de sucesso empresarial e social do país.

Feitas pelas mulheres do ilhéu, as Bonecas de Ataúro são o primeiro produto timorense registado e certificado após a independência.

Esta iniciativa enquadra-se no esforço de internacionalização e comercialização de produtos produzidos pelas mulheres de Timor-Leste e cujas receitas reverterão a favor das crianças do país, explicou à Lusa o assessor da embaixada de Timor-Leste, Vitório Cardoso.

"A estratégia visa a criação de várias representações em Portugal, promover e comercializar bonecas, vestuários, tecidos tradicionais, artesanatos diversos, sacos e T-shirts", referiu o assessor.

Este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste, foi premiado pela UNICEF e é executado com base em materiais ecológicos, cujo objectivo "visa apoiar o desenvolvimento sustentado e a protecção do meio ambiente", acrescentou Vitório Cardoso.

A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberá à mentora do projecto, Piera Zurcher, e à representante em Portugal das Bonecas de Ataúro, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.

A actividade que se estende por cerca de três horas contempla ainda conferências sobre as Bonecas de Ataúro e estratégias sobre a sua internacionalização e promoção.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-02-11 15:30:07

Duas peças mais no Diário de Coimbra e Diário as Beiras (versão impressa).

posted by Stuck @ Zero at 02:38 1 comments

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"BONECAS DE ATAÚRO PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA"

A Embaixada de Timor-Leste em Portugal vai acolher no próximo dia 12 de Fevereiro entre as 16h30 e as 19h30, as Bonecas de Ataúro, numa apresentação / conferência de imprensa sobre a estreia das “Bonecas de Ataúro na capital portuguesa”.
A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do Responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberão à mentora do projecto Piera Zurcher e à representante em Portugal das “Bonecas de Ataúro”, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.

As Bonecas de Ataúro, são dadas como exemplo de sucesso do empreendedorismo social leste-timorense, recordando que este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste e premiadas pela UNICEF, constituem o primeiro produto certificado de Timor-Leste enquanto País independente.

Esta iniciativa de empreendedorismo social leste-timorense teve origem no grupo Bonecas de Ataúro que está alojado na ilha de Ataúro, em Timor-Leste e trata-se de uma iniciativa que levou um grupo de mulheres a criar uma oficina de artesanato, onde são desenvolvidas peças originais e criativas. As artesãs trabalham em pano e bordados, criando não só bonecas, mas bolsas e toalhas. Entre vários outros produtos contam-se com trabalhos elaborados com materiais ecológicos como é exemplo a concepção de Biojóias. Segundo a preocupação do grupo, passa pela adopção de métodos que permitam melhorar os seus processos de trabalho e aprendizagem para a inovação e geração de maior riqueza para a comunidade onde estão inseridas.

As “Bonecas de Ataúro” são tecidas por mulheres e destinadas às crianças formando uma teia de pontos e abraços que se estende de Ataúro a todos os distritos e além-mar.

O presente grupo conta com o apoio do padre Luís Fornasier e um grupo reduzido de mulheres num pequeno espaço da Missão Católica de Ataúro. A construção da Oficina-Museu das Bonecas de Ataúro constitui uma parceria com o Centro Cultural Português do Instituto Camões.

As “Bonecas de Ataúro” foram na semana passada expostas na Feira Concepta, na Exponor, do Porto.
Depois da participação na Feira Concepta na Exponor do Porto, as Bonecas passarão ainda amanhã, 11, por Coimbra, no Salão Brazil, onde às 15h30 apresentarão o projecto, com projecção de fotografias e música timorense.

Embaixada de Timor-Leste em Lisboa
Largo dos Jerónimos nº 3 1º
1400-209 Lisboa
posted by Stuck @ Zero at 14:06 3 comments

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

As Bonecas de Ataúro vão dar-se a conhecer em Coimbra

Para aqueles que estão curiosos sobre este projecto, timorenses, amigos de Timor, amantes do artesanato do mundo, ou simplesmente simpatizantes da causa, terão oportunidade de saber mais ao vivo, em Coimbra, no próximo dia 11 às 15h30.

O Salão Brazil ofereceu o espaço para a concretização de uma apresentação / conferência de imprensa, na qual poderão ouvir os pontos de vista da mentora do projecto - a artista suiça Piera Zurcher - e da representante das Bonecas de Ataúro em Portugal - Sara Moreira.

Poderão também ver uma projecção de fotos de Ataúro e de Timor, talvez ouvir música de artistas timorenses, e, claro claro que serão presenteados pela presença de algumas Bonecas!

Sem dúvida que se trata de um projecto valioso, e que esta visita a Portugal é inédita e de relevo, portanto apareçam!
posted by Stuck @ Zero at 19:38 1 comments

Sentados a tocar guitarra, à noite em Ataúro


O blog Ferro Velho Poético, visitou as Bonecas de Ataúro na Feira Concepta.

Adquiriu uma peça curiosa, única e de elevado valor artístico: uma bolsa com momentos do dia a dia timorense. Todos aqueles que já visitaram o país, conhecem as doces noites quentes que o caracterizam, e certamente se sentaram também numa berma da estrada, num muro povoado, onde alguém tocava guitarra, e outros se deixavam estar, confortáveis, à vontade, perna para um lado, mãos assentes no chão, cabeça a olhar as estrelas. Sem luzes.

Desenho: Piera Zürcher
Trabalho de artesãs do grupo Bonecas de Ataúro
Foto: Ferro Velho Poético

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 08:45 0 comments

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Boneca de Ataúro em entrevista


A Rádio Universitária do Minho entrevistou a Boneca de Ataúro no passado dia 7 de Fevereiro. Quis saber e dar a conhecer aos ouvintes como é que o projecto surgiu, quais os seus objectivos e o impacto na comunidade, e também o que é preciso para trazer um projecto tão "distante" para o palco europeu.

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 17:37 2 comments

O trabalho das artesãs em exposição na Concepta







Fotos de Almeida Seday

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 13:32 0 comments

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Stand


Augusto Soares e Sara Moreira

Piera Zürcher e Alexandre Tavares
[filho de Victor Tavares]

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 18:58 0 comments

Quem mostra a cara na Concepta


Para quem se questiona sobre afinal o que é isto da Concepta, e quem está a participar...

A Feira Concepta insere-se no Fórum Cultura e Criatividade, um evento internacional a decorrer na Exponor do Porto, entre 5 e 8 de Fevreiro de 2009. O objectivo desta I FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE, CULTURA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS é "reunir agentes das actividades criativas e culturais,cidades e clusters criativos e a própria classe criativa para que todos possam mostrar e promover o seu talento e trabalho junto de outros profissionais e do público em geral."

Para apresentar o projecto no Porto, veio da pequena ilha de Ataúro, em Timor Leste, Piera Zürcher, uma artista plástica de nacionalidade suiça, mentora do projecto Boneca de Ataúro. A Piera começou a sua experiência em Timor em 2005, na Arte Moris - a única escola de arte do país. Em Fevereiro de 2006 foi-lhe proposto um desafio pelo Padre Luis Fornasier, em Ataúro, de nacionalidade italiana: desenvolver algum trabalho com a comunidade, gerar emprego numa ilha que apesar de tão próxima de Díli, sofre de um grande isolamento e de ausência de emprego. Citando a própria:
Desenvolver trabalhos artístios é muito bonito, mas não enche barrigas. Em vez de pintar com pincéis vamos pintar com agulhas, e bordar produtos comerciais e comercializáveis.
Assim surgiu a famosa Boneca de Ataúro, desenhada pela artista, e produzida pelas artesãs. A original e criativa peça de artesanato desde então foi melhorada, desenvolvida e multiplicada: hoje em dia o projecto divide-se em grupos que se dedicam às bonecas (em diversos temas e formatos - animais, casais, outras nacionalidades), e também aos bordados (em toalhas e acessórios) e biojóias.

Ao participar na Concepta, o grupo Boneca de Ataúro sai pela primeira de Timor Leste. Esta feira não é tanto um ponto de venda convencional, mas sim uma oportunidade de networking na área das indústrias criativas, para que o que é feito lá, em Ataúro, possa começar a ser comercializado além fronteiras (como tem que ser).

O convite foi feito pela Agência Inova, entidade que organiza o Fórum Cultura e Criatividade 09. Este contacto surgiu através de Sara Moreira, que conheceu de perto o projecto em 2008, e que viu nele um valor evidente, e que considerou desde então urgente o seu lançamento para o mundo.

Ao representar o grupo Boneca de Ataúro em Portugal, Sara Moreira propõe-se a:
O projecto é, sem dúvida, inédito em Timor Leste, e o seu valor reside não só na qualidade artística e cultural que as peças apresentam, mas também no simbolismo desta iniciativa de empreendedorismo social e no seu impacto real e positivo para a comunidade que o abraça.

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 18:02 0 comments

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

(1º parentesis: desabafo sobre as dificuldades no envio de encomendas de Timor)

Deixo-vos dois números que me parecem bastante descritivos do problema (no título) para o qual me parece urgente a consciencialização:
Digam-me lá da vossa justiça: é um escândalo que existam tantas dificuldades a trazer a artesania timorense para o mundo - transporte caríssimo, para não falar na insustentabilidade das taxas aplicadas à chegada! Ne'e los ka la'e?

Do "nosso" lado (Portugal...), já é altura de criar um acordo preferencial com Timor-Leste para estes assuntos!

Do lado de Timor-Leste, existe um gravíssimo problema de comunicação, que se reflecte em várias áreas: internet, telefone e correios (sabiam que não existe distribuição lá?).

Agora digam-me, encontrando tantos entraves à exportação, como é que o país se pode desenvolver?
posted by Stuck @ Zero at 17:53 0 comments

Temos stand!

Depois de dois dias intensos de desalfandegamento, preparação e montagem, finalmente temos um stand colorido, cheio de magnífico artesanato timorense para mostrar ao mundo!

Um cheirinho do que vão poder encontrar:
Julgo que nem é preciso dizer que cada uma das peças é única...
É já amanhã que começa a feira CONCEPTA, às 15h na Exponor, no Porto!
posted by Stuck @ Zero at 16:53 0 comments

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Onde nos pode encontrar

O stand das Bonecas de Ataúro vai ser acolhido na Loja do Fórum, bem pertinho do Portugal Jazz Lounge.

Venha visitar-nos!

Consulte o mapa da Feira! (Referência: C02, D08)
posted by Stuck @ Zero at 00:05 1 comments

domingo, 1 de fevereiro de 2009

As Bonecas de Ataúro convidam:

posted by Stuck @ Zero at 23:55 0 comments