Bonecas de Ataúro

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quem mostra a cara na Concepta


Para quem se questiona sobre afinal o que é isto da Concepta, e quem está a participar...

A Feira Concepta insere-se no Fórum Cultura e Criatividade, um evento internacional a decorrer na Exponor do Porto, entre 5 e 8 de Fevreiro de 2009. O objectivo desta I FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE, CULTURA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS é "reunir agentes das actividades criativas e culturais,cidades e clusters criativos e a própria classe criativa para que todos possam mostrar e promover o seu talento e trabalho junto de outros profissionais e do público em geral."

Para apresentar o projecto no Porto, veio da pequena ilha de Ataúro, em Timor Leste, Piera Zürcher, uma artista plástica de nacionalidade suiça, mentora do projecto Boneca de Ataúro. A Piera começou a sua experiência em Timor em 2005, na Arte Moris - a única escola de arte do país. Em Fevereiro de 2006 foi-lhe proposto um desafio pelo Padre Luis Fornasier, em Ataúro, de nacionalidade italiana: desenvolver algum trabalho com a comunidade, gerar emprego numa ilha que apesar de tão próxima de Díli, sofre de um grande isolamento e de ausência de emprego. Citando a própria:
Desenvolver trabalhos artístios é muito bonito, mas não enche barrigas. Em vez de pintar com pincéis vamos pintar com agulhas, e bordar produtos comerciais e comercializáveis.
Assim surgiu a famosa Boneca de Ataúro, desenhada pela artista, e produzida pelas artesãs. A original e criativa peça de artesanato desde então foi melhorada, desenvolvida e multiplicada: hoje em dia o projecto divide-se em grupos que se dedicam às bonecas (em diversos temas e formatos - animais, casais, outras nacionalidades), e também aos bordados (em toalhas e acessórios) e biojóias.

Ao participar na Concepta, o grupo Boneca de Ataúro sai pela primeira de Timor Leste. Esta feira não é tanto um ponto de venda convencional, mas sim uma oportunidade de networking na área das indústrias criativas, para que o que é feito lá, em Ataúro, possa começar a ser comercializado além fronteiras (como tem que ser).

O convite foi feito pela Agência Inova, entidade que organiza o Fórum Cultura e Criatividade 09. Este contacto surgiu através de Sara Moreira, que conheceu de perto o projecto em 2008, e que viu nele um valor evidente, e que considerou desde então urgente o seu lançamento para o mundo.

Ao representar o grupo Boneca de Ataúro em Portugal, Sara Moreira propõe-se a:
O projecto é, sem dúvida, inédito em Timor Leste, e o seu valor reside não só na qualidade artística e cultural que as peças apresentam, mas também no simbolismo desta iniciativa de empreendedorismo social e no seu impacto real e positivo para a comunidade que o abraça.

Etiquetas:

posted by Stuck @ Zero at 18:02

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home