Bonecas de Ataúro

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"BONECAS DE ATAÚRO PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA"

A Embaixada de Timor-Leste em Portugal vai acolher no próximo dia 12 de Fevereiro entre as 16h30 e as 19h30, as Bonecas de Ataúro, numa apresentação / conferência de imprensa sobre a estreia das “Bonecas de Ataúro na capital portuguesa”.
A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do Responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberão à mentora do projecto Piera Zurcher e à representante em Portugal das “Bonecas de Ataúro”, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.

As Bonecas de Ataúro, são dadas como exemplo de sucesso do empreendedorismo social leste-timorense, recordando que este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste e premiadas pela UNICEF, constituem o primeiro produto certificado de Timor-Leste enquanto País independente.

Esta iniciativa de empreendedorismo social leste-timorense teve origem no grupo Bonecas de Ataúro que está alojado na ilha de Ataúro, em Timor-Leste e trata-se de uma iniciativa que levou um grupo de mulheres a criar uma oficina de artesanato, onde são desenvolvidas peças originais e criativas. As artesãs trabalham em pano e bordados, criando não só bonecas, mas bolsas e toalhas. Entre vários outros produtos contam-se com trabalhos elaborados com materiais ecológicos como é exemplo a concepção de Biojóias. Segundo a preocupação do grupo, passa pela adopção de métodos que permitam melhorar os seus processos de trabalho e aprendizagem para a inovação e geração de maior riqueza para a comunidade onde estão inseridas.

As “Bonecas de Ataúro” são tecidas por mulheres e destinadas às crianças formando uma teia de pontos e abraços que se estende de Ataúro a todos os distritos e além-mar.

O presente grupo conta com o apoio do padre Luís Fornasier e um grupo reduzido de mulheres num pequeno espaço da Missão Católica de Ataúro. A construção da Oficina-Museu das Bonecas de Ataúro constitui uma parceria com o Centro Cultural Português do Instituto Camões.

As “Bonecas de Ataúro” foram na semana passada expostas na Feira Concepta, na Exponor, do Porto.
Depois da participação na Feira Concepta na Exponor do Porto, as Bonecas passarão ainda amanhã, 11, por Coimbra, no Salão Brazil, onde às 15h30 apresentarão o projecto, com projecção de fotografias e música timorense.

Embaixada de Timor-Leste em Lisboa
Largo dos Jerónimos nº 3 1º
1400-209 Lisboa
posted by Stuck @ Zero at 14:06

3 Comments:

É de felicitar a iniciativa de levar as bonecas de Ataúro pelo mundo! Este é um projecto de sucesso que envolveu várias pessoas e entidades, e contou com a criatividade e arte de Pietra Zurcher (que aproveito para felicitar).

Agora no mundo, também é bom que estas bonecas levem consigo o passaporte das suas viagens dentro e fora da ilha (fica o convite à visita do site oficial www.bonecasdeatauro.com Eu já visitei!)

10 de fevereiro de 2009 às 23:13  

Sem dúvida que as bonecas de ataúro viajam até nós! Em Lisboa, dia 12, assim que sair do trabalho vou aproveitar para conhecer ao vivo e a cores as já tão badaladas bonecas. Muitos parabéns por uma iniciativa ousada e criadora de redes estreitas entre Timor e Portugal.

11 de fevereiro de 2009 às 07:17  

Quando estive em Timor trouxe "tais", espadas, crocodilos esculpidos, sementes, conchas e até um pequeno saquinho de areia. Não tive a oportunidade de ir a Ataúro e de adquirir esta bela peça de artesanato. Parece que vieram atrás de mim... Amanhã lá estarei...para todos os efeitos em território timorense.

11 de fevereiro de 2009 às 11:24  

Enviar um comentário

<< Home