Bonecas de Ataúro
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
A Imprensa Fala nas Bonecas...
Lisboa, 11 Fev (Lusa) - A embaixada do Timor-Leste promove esta quinta-feira, às 16:30, em Lisboa, a apresentação das Bonecas de Ataúro, tidas como exemplo de sucesso empresarial e social do país.
Feitas pelas mulheres do ilhéu, as Bonecas de Ataúro são o primeiro produto timorense registado e certificado após a independência.
Esta iniciativa enquadra-se no esforço de internacionalização e comercialização de produtos produzidos pelas mulheres de Timor-Leste e cujas receitas reverterão a favor das crianças do país, explicou à Lusa o assessor da embaixada de Timor-Leste, Vitório Cardoso.
"A estratégia visa a criação de várias representações em Portugal, promover e comercializar bonecas, vestuários, tecidos tradicionais, artesanatos diversos, sacos e T-shirts", referiu o assessor.
Este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste, foi premiado pela UNICEF e é executado com base em materiais ecológicos, cujo objectivo "visa apoiar o desenvolvimento sustentado e a protecção do meio ambiente", acrescentou Vitório Cardoso.
A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberá à mentora do projecto, Piera Zurcher, e à representante em Portugal das Bonecas de Ataúro, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.
A actividade que se estende por cerca de três horas contempla ainda conferências sobre as Bonecas de Ataúro e estratégias sobre a sua internacionalização e promoção.
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-02-11 15:30:07
Duas peças mais no Diário de Coimbra e Diário as Beiras (versão impressa).
1 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
Enviar um comentário
<< Home