Bonecas de Ataúro
domingo, 22 de fevereiro de 2009
A caminho de Coimbra...

Acabam de seguir para Coimbra estas Bonecas!
Vão estar à venda no Salão Brazil e também de 3 a 6 de Março nas Comemorações da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Etiquetas: fotos
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Ataúro, Parte I, Manuel Pacheco
«Passemos então a outras histórias... viagens, fotos e a descrição de como funciona um projecto de micro-crédito no gabinete onde trabalho.» Manuel Pacheco
Ataúro

Ataúro, para quem não sabe, é uma pequena ilha a norte de Díli. É muito mais pequena que Timor, cerca de vinte e poucos quilómetros de norte a sul e uma largura menor. Conta com perto de 9000 mil almas sendo que, ao contrário de Timor, as almas Católicas não se encontram em maioria mas sim os cristãos protestantes, situação idêntica às restantes ilhas da zona da Indonésia. E é diferente em outros aspectos de Timor … como no aspecto geológico … Timor tem esta característica especial para a zona de não ser de origem vulcânica. Ataúro é, de forma notória até para alguém que pesque muito pouco de geologia. Basta ver as rochas pretas existentes em grande quantidade e os pedregulhos com rochas de diferentes tipos encrostadas. Isso dá logo um aspecto diferente ao local e, as montanhas da ilha têm mesmo a forma de antigos vulcões … apesar de talvez não o serem … se bem que, segundo os mitos locais, no topo do Manucoco, o monte mais elevado com quase 1000 metros, se conseguem ouvir os barulhos das ondas em alguns locais ou seja, por outras palavras, que o monte está furado ... e isso levaria a crer que será um velho vulcão.
Geologismos à parte esta ilha é um prazer conhecer. Para quem está farto da “cosmopolita” urbe de Díli, com a sua “confusão”, trânsito louco e … monotonia, este é o escape ideal para uns dias de descanso … mesmo em trabalho. De facto há já aqui dois mini resorts de Eco-Turismo (quando digo mini é mesmo mini … 5 ou 6 cabanas em cada). As praias com os seus recifes, o barulho das ondas, a montanha sempre por perto, a simpatia das pessoas, as noites com um clima ameno e calma, enfim, tudo isto dá à transmite efeito bastante xanax … no melhor dos sentidos. E rapidamente faz perder a conta ao tempo por cá.
Apesar das graças naturais esta é uma ilha que sofre de muitos problemas. É uma região periférica de um país já de si periférico e pobre. Como ilha que é um dos seus problemas principais é a deficiência das comunicações. Transporte certo para a ilha existe um só ao sábado com regresso no próprio dia. No resto da semana existem alguns barcos que fazem a ligação, de comerciantes e de pescadores, mas sem horários e muito pequenos. Sendo assim o acesso a tudo e mais alguma coisa transforma-se num factor de grande limitação para a ilha. Também a inexistência de vias de comunicação entre as muitas aldeias da ilha causam problemas entre as pessoas do foho (montanha) e do tasse ibun (beira do mar): para ir de Vila (sede administrativa da ilha) a Macadade (Sucu de montanha de Ataúro) estamos a falar de cinco horas a pé a subir uma montanha. E sim, só se pode ir a pé... ou de helicóptero.
Etiquetas: Ataúro
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
As Bonecas já estão à venda em Lisboa
Estreia-se e estreita-se assim este laço entre Portugal e Timor!
Contactos:
MISORIENTE LDA
Av. Brasilia
Doca de Alcântara Norte
1350-362 Lisboa - Portugal
Tel: +351 213940531
Tlm: +351 911059696
mail: misoriente@gmail.com
Etiquetas: Pontos-de-Venda
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Apresentando as Bonecas de Ataúro em vídeo
A TV Coimbra publicou este vídeo, da autoria da Margarida, do blog Uma Lulik, com a apresentação que foi feita em Coimbra, no Salão Brazil, no passado dia 11 de Fevereiro de 2009.
Exactamente um ano após o atentado contra Ramos Horta, foi agora mostrada ao mundo uma nova cara para Timor-Leste - afinal existe mais para além das crises e "desgraças" em Timor!
Agradecemos ao Salão Brazil a agradável tarde de convívio que proporcionou ao ceder aquele belo espaço da baixa de Coimbra para o evento. Compareceram muitos jornalistas (em breve colocarei online o apanhado), amigos de Timor e também muitos estudantes timorenses, alguns em Portugal há mais de 7 anos, que estavam muito curiosos para saber mais sobre as Bonecas. Tiveram assim oportunidade de ver fotografias de Timor ouvir música timorense e, sobretudo, de receber, como uma lufada de ar fresco, notícias positivas sobre um projecto que tem impacto construtivo para aquela comunidade.
E não foram só os que assistiram à apresentação que de certa foram "apoiaram" a causa: logo após a transmissão de uma entrevista às Bonecas de Ataúro em Portugal, no programa da RTP Portugal em Directo, várias pessoas apareceram no Salão Brazil, comovidas com, e curiosas sobre, o projecto... (brevemente online)
Etiquetas: vídeos
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
A Imprensa Fala nas Bonecas...
Lisboa, 11 Fev (Lusa) - A embaixada do Timor-Leste promove esta quinta-feira, às 16:30, em Lisboa, a apresentação das Bonecas de Ataúro, tidas como exemplo de sucesso empresarial e social do país.
Feitas pelas mulheres do ilhéu, as Bonecas de Ataúro são o primeiro produto timorense registado e certificado após a independência.
Esta iniciativa enquadra-se no esforço de internacionalização e comercialização de produtos produzidos pelas mulheres de Timor-Leste e cujas receitas reverterão a favor das crianças do país, explicou à Lusa o assessor da embaixada de Timor-Leste, Vitório Cardoso.
"A estratégia visa a criação de várias representações em Portugal, promover e comercializar bonecas, vestuários, tecidos tradicionais, artesanatos diversos, sacos e T-shirts", referiu o assessor.
Este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste, foi premiado pela UNICEF e é executado com base em materiais ecológicos, cujo objectivo "visa apoiar o desenvolvimento sustentado e a protecção do meio ambiente", acrescentou Vitório Cardoso.
A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberá à mentora do projecto, Piera Zurcher, e à representante em Portugal das Bonecas de Ataúro, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.
A actividade que se estende por cerca de três horas contempla ainda conferências sobre as Bonecas de Ataúro e estratégias sobre a sua internacionalização e promoção.
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-02-11 15:30:07
Duas peças mais no Diário de Coimbra e Diário as Beiras (versão impressa).
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
"BONECAS DE ATAÚRO PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA"
A sessão inaugural será presidida pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo, na presença do Responsável pela Secção Cultural da Embaixada, José Amaral, e caberão à mentora do projecto Piera Zurcher e à representante em Portugal das “Bonecas de Ataúro”, Sara Moreira, apresentar o percurso e significado desta exposição.Depois da participação na Feira Concepta na Exponor do Porto, as Bonecas passarão ainda amanhã, 11, por Coimbra, no Salão Brazil, onde às 15h30 apresentarão o projecto, com projecção de fotografias e música timorense.
As Bonecas de Ataúro, são dadas como exemplo de sucesso do empreendedorismo social leste-timorense, recordando que este projecto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste e premiadas pela UNICEF, constituem o primeiro produto certificado de Timor-Leste enquanto País independente.
Esta iniciativa de empreendedorismo social leste-timorense teve origem no grupo Bonecas de Ataúro que está alojado na ilha de Ataúro, em Timor-Leste e trata-se de uma iniciativa que levou um grupo de mulheres a criar uma oficina de artesanato, onde são desenvolvidas peças originais e criativas. As artesãs trabalham em pano e bordados, criando não só bonecas, mas bolsas e toalhas. Entre vários outros produtos contam-se com trabalhos elaborados com materiais ecológicos como é exemplo a concepção de Biojóias. Segundo a preocupação do grupo, passa pela adopção de métodos que permitam melhorar os seus processos de trabalho e aprendizagem para a inovação e geração de maior riqueza para a comunidade onde estão inseridas.
As “Bonecas de Ataúro” são tecidas por mulheres e destinadas às crianças formando uma teia de pontos e abraços que se estende de Ataúro a todos os distritos e além-mar.
O presente grupo conta com o apoio do padre Luís Fornasier e um grupo reduzido de mulheres num pequeno espaço da Missão Católica de Ataúro. A construção da Oficina-Museu das Bonecas de Ataúro constitui uma parceria com o Centro Cultural Português do Instituto Camões.
As “Bonecas de Ataúro” foram na semana passada expostas na Feira Concepta, na Exponor, do Porto.
Embaixada de Timor-Leste em Lisboa
Largo dos Jerónimos nº 3 1º
1400-209 Lisboa
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
As Bonecas de Ataúro vão dar-se a conhecer em Coimbra
O Salão Brazil ofereceu o espaço para a concretização de uma apresentação / conferência de imprensa, na qual poderão ouvir os pontos de vista da mentora do projecto - a artista suiça Piera Zurcher - e da representante das Bonecas de Ataúro em Portugal - Sara Moreira.
Poderão também ver uma projecção de fotos de Ataúro e de Timor, talvez ouvir música de artistas timorenses, e, claro claro que serão presenteados pela presença de algumas Bonecas!
Sem dúvida que se trata de um projecto valioso, e que esta visita a Portugal é inédita e de relevo, portanto apareçam!
Sentados a tocar guitarra, à noite em Ataúro
O blog Ferro Velho Poético, visitou as Bonecas de Ataúro na Feira Concepta.
Adquiriu uma peça curiosa, única e de elevado valor artístico: uma bolsa com momentos do dia a dia timorense. Todos aqueles que já visitaram o país, conhecem as doces noites quentes que o caracterizam, e certamente se sentaram também numa berma da estrada, num muro povoado, onde alguém tocava guitarra, e outros se deixavam estar, confortáveis, à vontade, perna para um lado, mãos assentes no chão, cabeça a olhar as estrelas. Sem luzes.
Desenho: Piera Zürcher
Trabalho de artesãs do grupo Bonecas de Ataúro
Foto: Ferro Velho Poético
Etiquetas: fotos
domingo, 8 de fevereiro de 2009
A Boneca de Ataúro em entrevista

A Rádio Universitária do Minho entrevistou a Boneca de Ataúro no passado dia 7 de Fevereiro. Quis saber e dar a conhecer aos ouvintes como é que o projecto surgiu, quais os seus objectivos e o impacto na comunidade, e também o que é preciso para trazer um projecto tão "distante" para o palco europeu.
Etiquetas: fotos
O trabalho das artesãs em exposição na Concepta
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
O Stand
Quem mostra a cara na Concepta

Para quem se questiona sobre afinal o que é isto da Concepta, e quem está a participar...
A Feira Concepta insere-se no Fórum Cultura e Criatividade, um evento internacional a decorrer na Exponor do Porto, entre 5 e 8 de Fevreiro de 2009. O objectivo desta I FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE, CULTURA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS é "reunir agentes das actividades criativas e culturais,cidades e clusters criativos e a própria classe criativa para que todos possam mostrar e promover o seu talento e trabalho junto de outros profissionais e do público em geral."
Para apresentar o projecto no Porto, veio da pequena ilha de Ataúro, em Timor Leste, Piera Zürcher, uma artista plástica de nacionalidade suiça, mentora do projecto Boneca de Ataúro. A Piera começou a sua experiência em Timor em 2005, na Arte Moris - a única escola de arte do país. Em Fevereiro de 2006 foi-lhe proposto um desafio pelo Padre Luis Fornasier, em Ataúro, de nacionalidade italiana: desenvolver algum trabalho com a comunidade, gerar emprego numa ilha que apesar de tão próxima de Díli, sofre de um grande isolamento e de ausência de emprego. Citando a própria:
Desenvolver trabalhos artístios é muito bonito, mas não enche barrigas. Em vez de pintar com pincéis vamos pintar com agulhas, e bordar produtos comerciais e comercializáveis.Assim surgiu a famosa Boneca de Ataúro, desenhada pela artista, e produzida pelas artesãs. A original e criativa peça de artesanato desde então foi melhorada, desenvolvida e multiplicada: hoje em dia o projecto divide-se em grupos que se dedicam às bonecas (em diversos temas e formatos - animais, casais, outras nacionalidades), e também aos bordados (em toalhas e acessórios) e biojóias.
Ao participar na Concepta, o grupo Boneca de Ataúro sai pela primeira de Timor Leste. Esta feira não é tanto um ponto de venda convencional, mas sim uma oportunidade de networking na área das indústrias criativas, para que o que é feito lá, em Ataúro, possa começar a ser comercializado além fronteiras (como tem que ser).
O convite foi feito pela Agência Inova, entidade que organiza o Fórum Cultura e Criatividade 09. Este contacto surgiu através de Sara Moreira, que conheceu de perto o projecto em 2008, e que viu nele um valor evidente, e que considerou desde então urgente o seu lançamento para o mundo.
Ao representar o grupo Boneca de Ataúro em Portugal, Sara Moreira propõe-se a:
- Encontrar entidades que adoptem a causa, ao promoverem a exposição e venda das peças.
- Desenvolver, a longo prazo, as ferramentas que irão permitir a auto-sustentabilidade do projecto, nomeadamente através da criação de presenças online para o grupo, e a formação à comunidade, com o intuito de dar vida a algo que até agora não tem tido a visibilidade que merece.
Etiquetas: fotos
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
(1º parentesis: desabafo sobre as dificuldades no envio de encomendas de Timor)
- QUATRO meses (isto nada tem a ver com as Bonecas, mas trata-se sim da minha experiência pessoal) - foi o tempo que demorou a chegar a Portugal um caixote com bens pessoais que enviei a partir de Díli em Agosto de 2008. E o meu caso não foi o pior de que já ouvi falar! Tudo bem que enviando mercadorias como esta pelos Correios até fica a um preço bastante aceitável (60 USD por 20 kg...) Mas, caramba!, parece que voltámos aos tempos dos descobrimentos em que era preciso lutar contra mares desconhecidos para conseguir ligar o ocidente àquelas bandas orientais!
- MIL E QUINHENTOS euros - é o preço a pagar (a transportadora privada, 100 kg) para evitar tais atrasos e incertezas no despacho de encomendas...
Do "nosso" lado (Portugal...), já é altura de criar um acordo preferencial com Timor-Leste para estes assuntos!
Do lado de Timor-Leste, existe um gravíssimo problema de comunicação, que se reflecte em várias áreas: internet, telefone e correios (sabiam que não existe distribuição lá?).
Agora digam-me, encontrando tantos entraves à exportação, como é que o país se pode desenvolver?
Temos stand!
Um cheirinho do que vão poder encontrar:
- As famosas Bonecas, vestidas com os tradicionais tais de Timor Leste e com expressões faciais bordadas à mão. Vêm "aos pares" (casais), e também noutras formas: bebés e diversos animais típicos daquela ilha, incluindo o engraçado Karau - búfalo timorense! O recheio do corpo é feito com suma uma, uma espécie de algodão retirado do fruto de uma árvore local.
- Biojóias, peças preparadas com materiais biológicos e ecológicos de Ataúro.
- Bordados em toalhas, bolsas, écharpes e outros acessórios. Vão encontrar cores lindíssimas e desenhos originais, da artista plástica Piera Zurcher, com quem o projecto começou no período pós-crise de 2006 (saberão mais sobre ela em breve aqui no blog!).
É já amanhã que começa a feira CONCEPTA, às 15h na Exponor, no Porto!
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Onde nos pode encontrar
Venha visitar-nos!
Consulte o mapa da Feira! (Referência: C02, D08)